ATUALIZAÇÕES NAS RECOMENDAÇÕES DE DIETA E EXERCÍCIO FÍSICO PARA PREVENÇÃO DE CÂNCER
22/06/20
Recentemente a Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society) publicou um novo guideline sobre recomendações de dieta e exercício físico para prevenção de câncer. Separamos algumas informações que podem ser úteis:
1 – Mantenha o peso saudável durante a vida adulta
A obesidade é vista como principal vilã para o desenvolvimento de vários tipos de câncer como o colorretal, câncer de mama pós menopausa, endométrio, vesícula biliar, fígado, pâncreas, adenocarcinoma de estômago e esôfago e até mesmo de tireoide. Isso porque o excesso de gordura no corpo pode ocasionar alterações de função e equilíbrio das células, gerando o que chamamos de ambiente procarcinogênico causando inflamação, proliferação celular, inibição de morte celular defeituosa e metástases.
2 – Mantenha-se fisicamente ativo
- Adultos devem manter 150 a 300 minutos de moderada atividade física aeróbica semanal ou 75-150 minutos de intensa atividade física semanal;
- Crianças e adolescentes devem manter 1 hora de atividade física moderada ou vigorosa ao dia;
Atividade física moderada a vigorosa diminui o risco de câncer cólon, câncer de mama pós menopausa, endométrio e rim e pode estar associado a redução de risco em vários outros tipos de câncer. Exercício físico beneficia diversas funções orgânicas, interferindo no metabolismo da insulina e glicose, função imune, diminuição do estresse oxidativo e diminuição da instabilidade do DNA.
3 – Siga um padrão saudável de alimentação em todas as idades
- Incremente em sua dieta uma variedade de vegetais verdes escuros, vermelhos e laranjas;
- Leguminosas ricas em grãos (feijão, ervilha) e grãos integrais;
- Reduza a ingestão de carnes vermelhas e processadas;
- Evite bebidas açucaradas (como refrigerantes) e fast-food.
Vegetais e frutas são alimentos complexos com inúmeras vitaminas, minerais, fibras, carotenoides, flavonoides e outras substâncias bioativas que podem ajudar na prevenção do câncer. Legumes são ricos em proteínas, fibras, ferro, zinco, potássio, folato e possuem baixo índice glicêmico.
Estudos promissores têm mostrado redução da incidência de subtipos mais agressivos de câncer de mama em dieta composta de vegetais ricos em caroteno, presente em vários tipos de legumes e frutas (como cenoura, abóbora, mamão, manga) e vegetais de folhas verdes escuras (couve, brócolis, espinafre).
Aumento da ingestão de fibras está associado a redução de risco de câncer colorretal, diminuição de sobrepeso e obesidade. Ainda, tem potencial efeito na flora intestinal – uma área de investigação cada vez mais promissora no tratamento do câncer.
4 – Evite ingerir bebidas alcoólicas
- Deve-se limitar a ingestão de álcool em 1 “dose” ao dia para mulheres e 2 “doses” ao dia para homens
O consumo de álcool é fator de risco conhecido para ao menos 7 tipos de câncer, tendo seu efeito nocivo induzido pelo etanol. Sendo assim, não existe um nível seguro para ingestão de bebidas alcoólicas.
Quando se trata em prevenção de câncer, todos os tipos de bebidas alcoólicas- cerveja, vinho, destilados- oferecem o mesmo risco, não existindo um tipo de bebida mais seguro do que o outro.
A quantidade em ml definida por “dose” ou “unidade” é variável de acordo com o volume alcoólico de cada tipo de bebida – você pode identificar a quantidade de álcool de cada bebida através de calculadoras específicas ou por aplicativos.
Fonte: American Cancer Society Guideline for Diet and Physical Activity for Cancer Prevention: https://acsjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.3322/caac.21591