Após consolidar os níveis 1 e 2, de Acreditação Hospitalar, cujos certificados foram entregues pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Santa Cruz recebeu em 2010 o nível 3, o mais alto nível da Certificação Nacional. A conquista ratifica a excelência em prestação de serviços da instituição, em todos os setores do hospital. Em 2011, 2012, 2013 e 2016, o Hospital recebeu a recertificação do nível 3 da ONA.
A ONA é um órgão sem fins lucrativos que possui apoio do Ministério da Saúde Brasileiro e da ANVISA, no qual estabelece diversos requisitos a serem cumpridos para garantir a segurança dos pacientes. Esses protocolos avaliam o atendimento em toda a extensão do Hospital, abrangendo: técnicas de higienização, acompanhamento médico, controle de infecção hospitalar, alimentação adequada, rápido e preciso atendimento em casos de emergência, planejamento de gestão, protocolos de tecnologia da informação, comunicação, marketing, entre outros.
“Através de requisitos estabelecidos e de um planejamento de gestão, o Hospital define os resultados que cada setor deve alcançar, sempre focando em um objetivo maior: a segurança do paciente e qualidade no atendimento” explica Adriana Blanco, gerente do setor de Qualidade, “Os resultados são monitorados por meio de indicadores como a satisfação do cliente, o nível de infecção hospitalar e giro de leitos, além de procedimentos estabelecidos para o gerenciamento constante dos riscos”, afirma. “Estamos trabalhando para que a segurança do paciente sempre seja o nosso bem maior”, completa.