O que o coronavírus impacta no tratamento do câncer?
01/06/20
Apesar de o momento ser de isolamento e reclusão o câncer não espera!
As doenças oncológicas se caracterizam por ter crescimento rápido e agressivo onde muitas vezes a pausa do tratamento oncológico até o fim da ameaça da pandemia do COVID-19 pode causar um descontrole do tumor que está sendo tratado; sendo assim o tratamento para pacientes com câncer nos dias atuais precisa ser individualizado e avaliado em conjunto com o médico oncologista conforme orientações de entidades nacionais e internacionais de combate ao câncer.
Nem todos os pacientes oncológicos são considerados de alto risco para infecções graves pelo coronavírus mas sim aqueles pacientes com câncer avançado e que fazem tratamentos que sensibilizem o sistema imune.
Não suspenda o seu tratamento oncológico antes de conversar com um profissional de saúde da sua equipe.
Caso você esteja suspeitando que possa estar com sintomas do COVID-19 entre em contato com seu médico antes de realizar sua próxima aplicação de quimioterapia- seu caso será reavaliado individualmente por nossa equipe do CIONC e você será orientado a respeito.
Em caso de infecção por coronavírus confirmada, o tratamento oncológico poderá ser pausado no período de sintomas e será retomado após reavaliação e orientação médica.
Converse com seu médico sobre vacinação anti-influenza e antipneumocócica.
QUANDO EU DEVO IR AO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA?
Caso apresente febre alta, dificuldade de respirar, dor ou pressão no peito contínua, confusão mental ou sonolência, você deve procurar o atendimento emergencial – Lembre-se: os pronto-socorros estabeleceram fluxos específicos de contingência de infecção para o COVID-19 protegendo os usuários da contaminação dentro do ambiente hospitalar.
Mais uma vez, não esqueça de avisar seu médico ou nossa equipe do CIONC sobre seus sintomas.
CUIDADOS ADICIONAIS NO CIONC
Aqui no CIONC nossa equipe está tomando todas as precauções necessárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e pela ANVISA para certificar que você esteja em um ambiente seguro e adequado para manter seu tratamento oncológico.
Contamos também com consultas através de Telemedicina – Converse com nossas secretárias ((41) 3024-2421, (41) 99722-2369).
JÁ TERMINEI O MEU TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER, TENHO RISCO?
As pessoas com risco para infecção grave pelo coronavírus são os idosos e pacientes com doenças crônicas ( como doença respiratória crônica, diabetes, hipertensão, doença cardiovascular, obesidade, doença renal crônica, imunossupressão)
Pacientes que já fizeram tratamento oncológico no passado e não necessitam usar medicações imunossupressoras atualmente não tem risco adicional de infecção grave pelo coronavírus além daquele observado na população em geral, exceto se possuir outros fatores de risco acima expostos.
Pacientes que estão realizando endocrinoterapia- ou seja- tratamento que não interfere com sistema imune- também não são pacientes de alto risco para infecções graves pelo COVID-19.
O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR O ESTRESSE EM TEMPOS DE PANDEMIA?
- Evite assistir ou ler notícias sobre o coronavírus todo o tempo – estar antenado é muito importante, mas excesso de informações dramáticas podem causar consequências para sua saúde física e mental;
- Use a tecnologia ao seu favor:
- Se por um lado a internet fornece milhões de notícias capazes de gerar ansiedade, por outro é uma ferramenta útil onde você pode encontrar cursos ou vídeo aulas de relaxamento, meditação, alongamentos ou Yoga.
- Descontraia – Converse online com quem você não vê há algum tempo para “botar o papo em dia”
- Converse com pessoas que você confia sobre seus sentimentos. Em caso de sintomas de ansiedade exacerbados ou sintomas depressivos, nossa equipe está à disposição para te ajudar. Nos deixe saber a respeito!