Touca hipotérmica
27/02/19
As toucas hipotérmicas, também chamadas de toucas resfriadas, são dispositivos utilizados por um período de tempo para resfriar o couro cabeludo antes, durante e após o ciclo de quimioterapia para tentar prevenir a queda de cabelo causado por ela.
A teoria por trás da hipotermia do couro cabeludo é a de que a constrição capilar (contração de pequenos vasos no couro cabeludo) poderia diminuir a quantidade de quimioterapia que atinge as células do folículo, que são as raízes do cabelo. Desse modo, as células do folículo, que são muito vulneráveis à quimioterapia por se dividirem rapidamente, seriam menos afetadas e não morreriam.
O que os estudos falam?
Estudos controlados com toucas modernas, que se acoplam muito bem ao couro cabeludo ou que têm o resfriamento controlado por computador, demonstraram benefício. Em pesquisas recentes, pacientes com câncer de mama em estádios iniciais e que receberam quimioterapia, foi observado que pelo menos metade das pacientes perdeu menos da metade do seu cabelo. Os principais efeitos colaterais foram dor de cabeça, desconforto no pescoço, no ombro e calafrios.
O sucesso da hipotermia do couro cabeludo pode estar associado também ao tipo de quimioterapia, a dosagem e a tolerância do paciente ao resfriamento. Alguns estudos sugerem que pessoas que têm o cabelo mais grosso estão mais propensas a perder mais cabelo do que as que têm cabelo fino. Isso se deve ao efeito isolante provocado pelo cabelo grosso entre a touca e o couro cabeludo.
Como saber em qual caso a touca é indicada?
Ao considerar usar a touca hipotérmica, é importante analisar os potenciais benefícios, desconfortos e riscos. No CIONC, nós contamos com toucas modernas que se acoplam muito bem ao couro cabeludo, para conforto dos nossos pacientes. Sugerimos, portanto, discutir os prós e contras dessa opção com o médico oncologista que está coordenando o tratamento.